A pulga, essa criaturinha minúscula, pode pôr até 2.000 ovos em sua vida. Esses ovos passam por uma série de transformações que chamamos de ciclo da pulga.
É importante saber algumas coisas a respeito das fases da pulga para entender como ocorre a reinfestação.
Ciclo da Pulga
Em seu ciclo, a pulga assume quatro formas:
Ovos – Apesar de serem depositados na pelagem do hospedeiro (um cachorro), os ovos não aderem nem à pele nem aos pêlos do cachorro. Como são escorregadios, eles caem logo no chão, ficando nas frestas do piso, cerdas dos tapetes e carpetes do ambiente. Portanto, podem ser encontrados em qualquer lugar por onde passe um cachorro infestado por pulgas. Os ovos da pulga adulta se transformam em larvas.
Larva – As larvas de pulgas evitam a luz, se movimentando para baixo. Portanto, ficam bem escondidas num nível mais profundo dos tapetes, frestas e camas dos cachorros, assim como os ovos. Ao eclodirem, elas passam por duas mudas (transformações) e depois se transformam em pupas. A larva madura transforma-se em pupa.
Pupa – Pouco falamos nesta forma, mas ela é muito importante! A pupa é uma forma dentro de um casulo capaz de sobreviver no ambiente por mais de 6 meses. Por ser viscoso, o casulo é rapidamente coberto com resíduos do ambiente que servem para camuflá-lo. A pupa também se esconde da luz e na maioria das vezes fica tão escondida que por mais que se limpe a casa ou utilize aspirador de pó, é muito difícil acabar com ela.
Pulga Adulta – A pulga adulta é a que vemos geralmente no cachorro. Ela também pode estar na casinha, na cama ou na coberta do cachorro. A pulga põe ovos e se alimenta de sangue, sendo que sua preferência é pelo sangue dos cachorros que é mais quente que o do ser humano. Ao contrário das larvas, as pulgas recém-eclodidas se movem em direção à luz, ou seja, para a parte superior dos pêlos dos tapetes e da cama dos animais e ficam à espera de um hospedeiro, por exemplo, um cachorro. Também podem subir em capas de sofás, pernas de cadeiras, cortinas e outros móveis.
Fases da Pulga
Pulga Adulta – Somente 5% do problema são as pulgas adultas que estão no cachorro e que são visíveis. Elas conseguem pôr de 20 a 50 ovos por dia.
Ovo – 50% do problema são os ovos que são depositados pelas pulgas adultas no cachorro. Eles logo caem no ambiente e eclodem dentro de 1 a 6 dias, formando as larvas.
Larva – 35% do problema são as larvas que busca lugares profundos e escuros para se protegerem da luz e ressecação. As larvas se transformam em pupas dentro de 7 a 15 dias.
Pupa – 10% do problema são as pupas que se assemelham ao casulo do bicho-da-seda. Como as pupas são pegajosas, partículas do ambiente grudam nelas, o que as torna praticamente impermeáveis e as protegem dos produtos de limpeza e de dedetizações. Além disso, elas podem permanecer no ambiente por até 6 meses, antes de se transformarem em pulgas jovens novamente, o que dificulta bastante a dedetização.
É por isso que a DEDETIZAÇÃO e o TRATAMENTO VETERINÁRIO é a única solução para quebra o ciclo das pulgas.
As pulgas podem subir nas pessoas?
Sim. Isso acontece quando o animal/ambiente está muito infestado ou quando o cachorro sai de casa por um período de tempo. Nesse caso, a pulga, precisando alimentar-se e não tendo a presença do animal, acaba subindo nas pessoas.
• Aspiramos todas as frestas, fendas, rodapés, piso em taco, portais, cortinas, jardineiras ou qualquer ponto de possível infestação.
• O tratamento contra pulga ou carrapato consiste em pulverizar inseticida líquido (BENDIORCABE) em todas as áreas onde possa ter maior incidência. A aplicação tem 3 estágios de ação:
Ação desalojante – Tira o inseto de seu alojamento.
Ação fulminante – Mata o inseto por contato e ingestão do produto.
Ação residual – Após o tratamento o produto continua ativo e eliminando os insetos pelo tempo da garantia.
• Aplicamos também um produto (METOPRENO), também conhecido por IGR (regulador de crescimento), um hormônio que impede as larvas de eclodirem dos ovos e de puparem para se transformar em adultos.
• Podemos também aplicar o produto líquido com a atomizadora, dependendo do grau de infestação. Essa aplicação visa atingir partes que na pulverização normal não atinge.
• Lembrar que o ciclo da vida da pulga é muito resistente, isto é, a pupa da pulga pode aquentar vários dias dentro do casulo sem se alimentar (até 06 meses), isto pode prejudicar sua aplicação.
• Para que o tratamento seja completo é necessário que os animais domésticos sejam tratados com auxilio do veterinário.
Pode ser necessário uma segunda aplicação após 15 dias para quebrar o ciclo da pulga.