Lacraias, não!

Faça a Dedetização!

Solicite seu Orçamento

Lacraias

As lacraias ou centopéias são animais terrestres, de vida solitária e carnívoros, alimentando-se principalmente de minhocas, vermes, grilos, baratas, etc. A presa é detectada, e muitas vezes imobilizada, através da inoculação do veneno. Os esconderijos proporcionam proteção não apenas contra possíveis predadores, mas também contra a desidratação.

Possuem hábitos noturnos e alojam-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde.

Podem também ser encontradas em hortas, entulhos, vasos, xaxins, sob tijolos, enfim, em qualquer parte da casa que não receba luz solar e seja úmida.

As lacraias ou centopéias, são animais peçonhentos, uma vez que possuem glândula inoculadora de veneno e podem produzir acidentes dolorosos. Na maioria dos acidentes, em geral ocorridos na manipulação de objetos onde este animal estava escondido, o quadro não é grave, variando de acordo com o número de picadas, e da hipersensibilidade ao veneno por parte da vítima.

Tamanho das Lacraias

As lacraias na fase adulta têm aproximadamente entre 4 a 152 mm de comprimento.

Características das Lacraias

As lacraias são longas e achatadas com o corpo com muitos segmentos. Cada segmento tem um par de pernas. Também são conhecidas como centopéias. Centi significa 100 e pede se refere a pernas, mas elas podem ter alcançar entre 15 a 177 pernas.

Cor das Lacraias

Normalmente amarelada a marrom escuro às vezes apresentam faixas mais escuras ou marcas.

Onde são encontradas as Lacraias

Em todo o mundo, principalmente no Brasil.

Habitat das Lacraias

As lacraias vivem ao ar livre, mas podem viver também em esconderijos. Gostam de lugares úmidos, como troncos apodrecidos, debaixo de pedras, no lixo e em outros locais semelhantes. Nos lugares fechados elas podem ser encontradas em porões úmidos e interior dos armários, frestas e fendas.

Alimentação das Lacraias

Comem insetos pequenos, aranhas e às vezes plantas. A maioria do líquido que elas precisam vem da sua digestão da presa que capturaram.

Biologia das Lacraias

As lacraias fêmeas produzem 35 ovos num período de dias. Os ovos são botados na terra durante o verão. As lacraias adultas podem viver um ano e algumas delas vivem até 6 anos. Elas são noturnas, porque à noite estão ativas em busca de presas. Designação comum aos artrópodes miriápodes, quilópode, com cerca de 200 espécies no Brasil. Têm apenas um par de patas em cada segmento do corpo, sendo o primeiro par provido de quelíceras para inoculação de peçonha.

Danos à nossa saúde
Ao ar livre até que as lacraias são benéficas porque matam os insetos nocivos. Quando estão em lugares fechados ou acuadas são consideradas perigosas, apesar do seu veneno não matar, provoca dor intensa.

Invasão das Lacraias
As lacraias andam pelos banheiros úmidos, armários, porões e vasos com plantas.

Fale Conosco

Tire suas dúvidas